Estudo científico utiliza o Software Eximius para analisar tractos cerebrais

A função de tractografia do Software Eximius da empresa Artis Tecnologia foi utilizado em um estudo científico e comparado a outro software de referência tendo obtido resultados igualmente precisos na reprodução dos tractos de fibras cerebrais.

26/2/2019

Tractografia

A tractografia vem sendo amplamente utilizada em neurocirurgia para delineação de tractos cerebrais, auxiliando assim o planejamento cirúrgico de lesões intracranianas.

Os tractos de fibras brancas cerebrais são amplamente estudados e a partir de técnicas avançadas em ressonância magnética, como na imagem por tensor de difusão (ITD), é possível o estudo e avaliação destas fibras in vivo.

Pesquisa e seus resultados

Na pesquisa, foram reconstruídos e observados um total de 273 tratos de vinte e um pacientes com tumores intracranianos, replicando a localização e número de sementes nos dois softwares (Phlilips – Extended MR WorkSpace 2.6.3.5 e Eximius – Versão 3.5.7234.r6563c). Os resultados foram separados nas categorias de tratos afetados e não afetados pelo tumor, obtendo uma concordância perfeita (ĸ = 1.00), apesar de pequenas variações na morfologia das fibras geradas (devido ao pequeno deslocamento das sementes).

SALU, Samuel. Comparação qualitativa de dois softwares na geração de tratografia por ressonância magnética em pacientes portadores de tumores no sistema nervoso central. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional) – Escola paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo.

Vídeo

Fotos